terça-feira, 31 de maio de 2011

Campanha "Bullying não é brincadeira, violência escolar não tem graça", virou notícia na Zero Hora



País não tem lei federal específica para o combate ao bullying

A Comissão de Educação do Senado agendou para esta semana a votação do Projeto de lei, que na prática, cria um programa nacional de prevenção ao bullying. Entre outras coisas, a proposta determina o treinamento de professores, em todas escolas do País, para lidar com o problema. Alguns estados e municípios já aprovaram leis sobre o tema, em Gravataí a lei anti-bullying é de autoria do Vereador Marcio Souza.

O Brasil não tem uma lei federal sobre o combate ao bullying. Um projeto de lei propõe que as ações de combate ao bullying sejam detalhadas na Lei de Direitrizes e Bases da Educação. O projeto aguarda votação na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado. A proposta, de autoria do senador Gim Argello (PTB-DF) quer incluir entre as incumbências dos estabelecimentos de ensino a promoção de ambiente escolar seguro e a adoção de estratégias de prevenção e combate a intimidações e agressões.

Escolas poderão ser obrigadas a criar programa antibullying

A Câmara analisa o Projeto de Lei 283/11, do deputado licenciado Thiago Peixoto (PMDB-GO), que obriga escolas públicas e privadas de educação básica a promover ações contra o bullying escolar. O bullying pode ser definido como a prática de atos de violência física ou psicológica, de modo intencional e repetitivo, com o objetivo de constranger, intimidar, agredir e humilhar a vítima.

Pela proposta, as ações devem ter as seguintes metas:
- conscientizar a comunidade escolar sobre o conceito de bullying, sua abrangência e a necessidade de medidas de prevenção, diagnose e combate;
- prevenir, diagnosticar e combater a prática do bullying nas escolas;
- capacitar docentes, equipe pedagógica e servidores da escola para a implementação das ações de discussão, prevenção, orientação e solução do problema;
- orientar os envolvidos em situação de bullying, visando à recuperação da autoestima, do desenvolvimento psicossocial e da convivência harmônica no ambiente escolar e social;
- envolver a família no processo de construção da cultura de paz nas unidades escolares e perante a sociedade.

As iniciativas desenvolvidas pelas escolas serão definidas em regulamento e podem incluir a realização de palestras e debates, e a distribuição de cartilhas aos pais, alunos e professores, entre outros.

O deputado argumenta que o bullying tem crescido no País e é necessário que o Poder Público faça algo a respeito. “O projeto permite uma abordagem abrangente do problema, envolvendo toda a sociedade nessa discussão, tendo como objetivo a conscientização de que essa prática deve ser abolida das escolas”, justifica.

Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; de Educação e Cultura; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. O projeto tramita em conjunto com o PL 7457/10, que trata do mesmo tema.

Íntegra da proposta:
PL-283/2011

Reportagem – Carol Siqueira
Edição – Pierre Triboli
Fonte: Câmara de Notícias

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Emoção e reflexão marcaram o lançamento da campanha Anti-Bullying de Gravataí

O lançamento da Campanha “Bullying não é brincadeira, violência escolar não tem graça”, na tarde de sexta (27), ficou marcado no coração das pessoas, que compareceram a abertura oficial que objetiva prevenir e combater a violência dentro e fora das escolas. A campanha que é um projeto do Vereador Marcio Souza e sua equipe de gabinete, disponibiliza, para comunidade escolar, além da cartilha ricamente ilustrada, vários materiais gráficos. Apresenta também, uma palestra em vídeo, que mostra a realidade provocada pelo bullying, suas características, conseqüências, bem como dicas de ações para combatê-lo.

A apresentação do vídeo comoveu a platéia que compareceu em grande número. Importantes representatividades da sociedade organizada de Gravataí prestigiaram o evento, diversas associações de bairro, ONG’s que possuem trabalho com crianças, conselheiros tutelares, representantes dos conselhos municipais, Brigada Militar e da 28ª Coordenadoria Regional de Educação, além de inúmeras professoras e orientadoras educacionais, também estiveram presentes cerca de 150 alunos da rede pública.

Na apresentação do projeto o Vereador Marcio Souza abordou o assunto de forma clara e objetiva, mostrando a realidade e as conseqüências deste mal que machuca o corpo e a alma. Afirmou também que só através do conhecimento, da troca de informações e de ações coletivas é que poderemos realmente tirar o “bullying das sombras”. O Professor Aloizio Pedersen mostrou que com força de vontade, interesse e sensibilidade, conseguiu mudar a realidade da Escola Padre Réus de Porto Alegre. Com relatos emocionados de alunos que sofriam bullying, fez com que algumas pessoas da platéia fossem as lágrimas. Após foram abertas perguntas ao público, que demonstrou a necessidade urgente de informações e de soluções para este mal que vem se tornando banal no dia-a-dia da escola e virando um pesadelo no cotidiano de alunos e alunas.
A campanha “Bullying não é Brincadeira, violência escolar não tem graça” segue com uma série de ações que incentivam e difundem a “Cultura da Paz”. Palestras, materiais gráficos e a Cartilha Ilustrada estão a disposição dos interessador e artigos e troca de informações, que poderão ser adquiridos através do blog ensinandopaz.blogspot.com ou agendados pelo fone 3484.8819 ou 3484.8869, com Lidiangêla.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Escola Dom Feliciano recebe Marcio Souza



Hoje o Vereador Marcio Souza visitou a Escola Dom Feliciano, para reforçar o convite para o lançamento da Campanha Bullying não é brincadeira, a Orientadora Educacional, professora Letícia apreciou a cartilha e falou que a escola tem trabalhado muito com prevenção do bullying entre os estudantes, e que a escola já havia recebido o convite por correio. O vereador fez questão de ir pessoalmente propor uma parceria com a direção da escola, assim como fez com as demais, pois só uma ação conjunta pode prevenir e combater o bullying.
O lançamento da campanha “Bullying não é Brincadeira” que ocorrerá amanhã, no dia 27/05, a partir das 14h no plenário da Câmara de Vereadores de Gravataí.
E a Exposição Reflexos Releitura de Iberê Camargo por Alunos da Escola Padre Reus de Porto Alegre, ocorre até o dia 03 de junho de 2011, no saguão da Câmara de Vereadores de Gravataí, com entrada franca.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Cartilha de combate ao bullying será distribuída gratuitamente a comunidade escolar

Que criança ou adolescente não se encanta em folhear revistas coloridas de histórias em quadrinhos? Gibis com personagens míticos, heróis ou vilões e imaginar fazer parte da história? E, melhor ainda, se esta história tiver um final feliz! As HQs e os gibis fazem parte do universo da comunicação infanto-juvenil! Usando deste recurso, a cartilha “Bullying não é brincadeira, violência escolar não tem graça”, coloca a disposição de alunos, professores e pais, informações sobre o bullying de forma simples, direta e atrativa.

Desmistificar o bullying - o que realmente significa este termo, hoje muito difundido e explorado pela mídia. Como identificá-lo, por trás das “brincadeirinhas”, tão comuns entre os jovens. Como reconhecê-lo e o que fazer para combatê-lo. Estas são algumas das questões abordadas pela cartilha, que possui linguagem acessível, é toda ilustrada, super colorida e tem formato de história em quadrinhos

Jovem talento: aluno da rede de ensino de Gravataí é o ilustrador da cartilha

A grande identificação da cartilha com o publico jovem se deve também ao traço e o talento do ilustrador. Aluno do 2º ano do ensino médio de uma escola estadual, o desenhista Henrique Quadros foi convidado pela equipe para dar vida aos personagens retratados na história em quadrinhos. São cenas inspiradas no cotidiano vivido na escola e retratadas com muita propriedade, talento e qualidade de quem tem um olhar observador destas práticas que já se tornaram cotidianas na vida de nossos jovens.

A informação é a melhor prevenção

A cartilha é o resultado de dois anos de pesquisas sobre “violência escolar”. São informações obtidas através de sites que abordam o assunto e de artigos de educadores, pedagogos e psicólogos, estudiosos sobre tema. Foram pesquisadas também experiências vividas por jovens, pais e professores.
Os assuntos são divididos em 28 páginas, dirigidas principalmente aos alunos, mas contém informações importantes também para os professores e aos pais, que poderão se auxiliar da cartilha, para ajudar seus filhos e alunos, identificando o problema e buscando as soluções para combatê-lo.
Para garantir o acesso da comunidade escolar, a cartilha será disponibilizada primeiramente em formato PDF, para toda rede de ensino de Gravataí e também de outras cidades, estados e até mesmo para países de domínio da língua portuguesa. Alunos, pais, professores poderão solicitar a cartilha através do e-mail: marciosouza13500@gmail.com. O objetivo do Vereador Marcio Souza é disponibilizar a cartilha impressa para todos os alunos de Gravataí, para isso, a campanha está procurando parcerias de empresas para sua confecção.

A cartilha é uma das peças principais da Campanha “Bullying não é Brincadeira, violência escolar não tem graça”, que também conta com palestras, vídeos e materiais gráficos, como cartazes e folders informativos. Seu lançamento acontecerá na próxima sexta-feira, dia 27 de maio, no plenário da Câmara de Vereadores, das 14h30min às 16h30min, e contará com palestra ministrada pelo Vereador Marcio Souza que é o proponente da Lei Anti-bullying de Gravataí. O evento contará também com a presença do Professor Aloísio Pedersen que estará relatando a experiência exitosa da Escola Padre Reús – POA, que transformou as atitudes violentas em expressões artísticas e alcançou a mudança de comportamentos.

Mais duas escolas receberam o vereador Marcio Souza


Na segunda–feira dia 23/05, o Diretor Gerson juntamente com a equipe diretiva da Colégio  Estadual Barbosa Rodrigues recebeu o convite das mãos do Vereador Marcio Souza, para o lançamento da campanha “Bullying não é Brincadeira” que ocorrerá no dia 27/05 do corrente ano, a partir das 14h  no plenário da Câmara de Vereadores de Gravataí.










 Já na terça-feira dia 24/05, a Orientadora Educacional Rosana Dossena, da Escola Estadual de Ensino Médio Ponche Verde, recebeu o Vereador Marcio que formalizou o convite para a escola participar do lançamento da campanha, bem como 


visitar a exposição  teve como intuito formalizar o convite para Exposição Reflexos Releitura de Iberê Camargo por Alunos da Escola Padre Reus de Porto Alegre, que ocorre até o dia  03 de junho de 2011, no saguão da Câmara de Vereadores de Gravataí.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

GENSA será parceira da Campanha Bullying não é brincadeira

  A apresentação do projeto da Campanha “Bullying não é brincadeira, violência escolar não tem graça”, para a Escola Cenecista Nossa Senhora dos Anjos, na manhã de quinta-feira, 19/05, teve um resultado mais do que positivo. A escola que já desenvolve projetos de prevenção e combate a violência escolar elogiou a iniciativa do vereador e se colocou como parceira no enfrentamento deste mal tão presente no cotidiano das escolas.
            A Vice-Diretora Carmem Ligia Ramos relatou que o bullying é uma realidade na escola, é um fenômeno que atinge toda sociedade, e que as dificuldades são comuns para toda comunidade escolar, seja nas escolas municipais, estaduais ou particulares. Salientou a importância de se compor uma grande rede de defesa e enfrentamento do bullying e a necessidade do apoio e do envolvimento dos poderes públicos para conter o crescente número de situações que vem ocorrendo diariamente nas escolas.
            O Vereador Marcio Souza convite para o lançamento da Campanha “Bullying Não é Brincadeira, violência escolar não tem graça” que acontecerá dia 27 de maio, no plenário da Câmara de Vereadores, das 14h30min às 16h30min, e contará com palestra de apresentação do projeto, ministrada pelo Vereador.  

FOTO: VEREADOR MARCIO SOUZA FOI RECEBIDO PELA COORDENADORA ADMINISTRATIVA DANIELA SILVEIRA E PELA VICE-DIRETORA CARMEM LIGIA S. RAMOS

domingo, 22 de maio de 2011

Visita ao Loteamento Xará



Nas fotos: Sr. Antonio Graciano, presidente da Associação Sociocultural Muda Xará, alunos do núcleo da Escolinha de Futebol na sede da entidade. Na escola o vereador foi recebido pelas professoras Maria das Graças e Silvana.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Mais duas escolas recebem o projeto da Campanha Anti-bullying

As Escolas Municipais, Santa Rita de Cássia e Olenca Valente, receberam nesta terça-feira, 10/05, o Vereador Marcio Souza que apresentou da Campanha “Bullying não é Brincadeira, violência escolar não tem graça”. Mais uma vez, o projeto foi recebido positivamente, por ambas as escolas. A necessidade de políticas específicas para o enfrentamento da violência é uma realidade latente e a campanha tem o objetivo de auxiliar a comunidade escolar neste desafio.

“- A Campanha é destinada a comunidade escolar, mas é importante o envolvimento de toda sociedade. É compromisso de todos, pais, professores, alunos e, inclusive, do poder público agir para extirpar este mal, que tem se intensificado e ceifado, a possibilidade de um futuro melhor, de nossos filhos e filhas. Se aspiramos realmente um futuro sem violência e uma sociedade pacífica, devemos auxiliar nossas crianças e jovens a caminharem nesta direção. Por isso, convido todos a se integrarem nessa campanha” acrescentou Marcio Souza.

A Escola Olenca Valente aproveitou a visita e presenteou o vereador Marcio Souza com o jornalzinho, que foi produzido por professores e alunos, onde tratam, entre outros assuntos, do tema “bullying”. Relataram as ações que estão desenvolvendo na escola para o combate a violência e o quanto será importante contar com o auxilio do projeto “Bullying não é Brincadeira, violência escolar não tem graça”, afirmaram as professoras que compõem o corpo diretivo da Escola.
O lançamento da campanha é aberta ao público e os interessados deverão agendar presença pelos fones 3484.8819 ou 3484.8869, com Lidiangêla. O evento acontecerá no dia 27 de maio, no plenário da Câmara de Vereadores, das 14h30min às 16h30min.

Foto 1 – Projeto é apresentado para escola Santa Rita. Marcio Souza e Diretora Liége Regina da Silva

Foto 2 – Marcio Souza e Direção da Escola Olenca Valente: Andréa Fraga – orientadora, Jussara Santos – vice-diretora (tarde), Glória Prestes – supervisora, Márcia Fröhlich – vice-diretora (manhã) e Diretora Silvana Madeira Splett.

Jornal de Gravataí apoia campanha "Bullying não é Brincadeira"


Na edição de hoje o Jornal de Gravataí divulga na página central, o lançamento da Campanha Bullying não é Brincadeira que ocorrerá no dia 27/05 do corrente ano, a partir das 14h, no Plenário da Câmara Municipal de Gravataí, leia matéria na integra acessando o site:


http://www.jornaldegravatai.com.br/edicoes/jg_13052011.pdf


Visita ao Colégio Adventista de Gravataí

No dia 11/05/2011, o Vereador Marcio Souza foi recebido no Colégio Adventista de Gravataí, pelas coordenadoras pedagógicas Dinamarcia Flores Fonseca e Roseli Siqueira, e pela Orientadora Educacional Sra. Gislene Rosa Soares, a visita teve como assunto a divulgação da Campanha “Bullying não é Brincadeira”, bem como da Lei Municipal nº. 2.985/2010, que dispõe sobre a inclusão de política específica anti-violência e discriminação entre iguais no âmbito escolar  (anti-bullying), de caráter preventivo nas escolas da cidade de Gravataí, públicas e privadas, incluindo as pré-escolas e as creches conveniadas. Marcio Souza aproveitou a oportunidade para convidar a escola para participar do lançamento da campanha  “Bullying não é Brincadeira” que ocorrerá no dia 27/05 do corrente ano, a partir das 14h  no plenário da Câmara de Vereadores de Gravataí. As coordenadoras agradeceram o convite e salientaram a importância da realização de um trabalho conjunto entre as redes escolares públicas e particulares no combate ao bullying.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Escola Polivalente recebeu projeto da Campanha Anti-bullying

A Escola Estadual Adelaide Pinto de Lima Linck - Polivalente recebeu, na manhã desta segunda-feira, 09/05, a visita do Vereador Marcio Souza que apresentou o projeto da Campanha “Bullying não é Brincadeira, violência escolar não tem graça”. A Direção da escola mostrou-se muito receptiva a campanha e afirmou a importância das escolas poderem contar com políticas específicas para auxiliá-las no enfrentamento da violência. A escola está já vem trabalhado com o tema do bullying, relatou a Diretora Maria das Graças e afirmou que a campanha, acrescentará e auxiliará os professores e os alunos nestas ações.
Marcio Souza salientou a importância da integração da escola Polivalente ao projeto, pois a Campanha “Bullying não é Brincadeira, violência escolar não tem graça” tem a colaboração do jovem Henrique da Rosa Quadros, que é aluno do 2º ano do ensino médio da escola. Henrique ilustrou a cartilha e seus desenhos compõem a marca da campanha. “- Poder contar com a visão de quem vivencia estas ações foi fundamental para a identificação dos nossos jovens. Ninguém melhor do que um aluno para transformar em imagens o cotidiano da escola e o talento do Henrique como ilustrador é indiscutível, acrescentou na qualidade de nosso trabalho e com certeza irá inspirar positivamente os jovens”, relatou Marcio.
O Lançamento oficial da Campanha acontecerá dia 27 de maio, no plenário da Câmara de Vereadores, das 14h30min às 16h30min, onde será disponibilizada a Cartilha, em formato PDF, além de outros materiais informativos. Os agendamentos deverão ser feitos pelo fone 3484.8819 ou 3484.8869, com Lidiangêla.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Apoio à UERGS - Senador Paim indicará 10 milhões por ano

O senador Paulo Paim (PT) recebeu nesta sexta-feira (06), no Centro de Integração Paulo Paim (CIPP), em Canoas, a visita do reitor da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Fernando Guaragna. O encontro foi articulado pelo Secretário de Assuntos Institucionais do PT, Márcio Espíndola, e contou também com a presença do assessor parlamentar do senador petista, Santos Fagundes. Paim se comprometeu a indicar anualmente emenda de bancada na ordem de R$ 10 milhões para a Instituição, totalizando R$ 80 milhões até o final do seu segundo mandato. De acordo com Paim, os recursos serão destinados à manutenção e desenvolvimento do ensino de graduação no sentido de fomentar a capacitação do corpo docente e modernizar a universidade. “A UERGS é um patrimônio do povo gaúcho, que foi conquistado com muita luta e empenho de todos nós”, disse Paim. O reitor Fernando Guaragna após agradecer o apoio do senador à UERGS, aproveitou o encontro para informar que a entidade tem compromisso com a política de acessibilidade universal e a aplicação de políticas de cotas.

Lei anti-bullying ganha campanha que irá auxiliar comunidade escolar combater a violência

Para marcar um ano da aprovação da Lei Anti-bullying, em Gravataí, (04/05/2010) o Gabinete do Vereador Marcio Souza junto a Comissão de Direitos Humanos e a Comissão da Criança e do Adolescente da Câmara Municipal de Gravataí, lança a Campanha “Bullying não é Brincadeira, violência escolar não tem graça”. A campanha tem como objetivo colocar em prática ações de prevenção, que irão auxiliar a rede de ensino, no combate a violência escolar, através da informação, do intercâmbio de experiências e do envolvimento e de mudança de atitudes.

Marcio Souza, que é o proponente da lei, observou que neste primeiro ano de existência da lei anti-bullying, pouco foi realizado em Gravataí, para implementar efetivamente programas específicos que combatam a violência nas escolas. Preocupado com esta morosidade e com o aumento de casos de violência, que tem se tornado rotina na vida de alunos, pais e professores e da grande banalização deste fenômeno que vive hoje nossa sociedade, o vereador resolveu colocar em prática ações para auxiliar a comunidade escolar, “- O bullying é uma prática antiga e um fenômeno mundial. Combatê-lo não é tarefa fácil, pois exige atenção, tempo, diálogo e o envolvimento de toda a sociedade. Infelizmente os seres humanos não são espontaneamente generosos, respeitosos e solidários, essas virtudes devem ser aprendidas e exercitadas dia-a-dia. Um dos papéis da escola é formar o sujeito social, é nesse espaço que se aprende um conjunto de valores para viver em coletividade de forma harmoniosa e democrática, muitas vezes diferentes daqueles de sua família. O desafio e a preocupação dos educadores é como identificar esta violência antes dela causar danos irreparáveis, já que na maioria das vezes vem mascarada de brincadeira, e após identificada, como combatê-la sem ter o suporte do poder público e o apoio e envolvimento da sociedade. Sem encarar de frente este problema todos nós estamos reféns deste mal.” Acrescentou Marcio Souza.

Para dar este suporte tão necessário a comunidade escolar a campanha “Bullying não é Brincadeira, violência escolar não tem graça” propõe uma série de ações que incentivem e difundam a “Cultura da Paz”. Serão realizadas palestras, distribuição de forma gratuita de materiais informativos, como cartazes e folders e a massificação das informações através do blog ensinandopaz.blogspot.com. “– Estaremos disponibilizando também, neste primeiro momento, através de e-mail e da internet, uma cartilha ilustrada (em formato PDF), contendo informações que ajudarão a comunidade escolar no reconhecimento das práticas do bullying, bem como, de alternativas para combatê-lo, através da adoção de práticas sócio-culturais, do intercâmbio de informações e experiências, da adoção de estratégias de intervenção e prevenção contra a violência na escola e da ampla divulgação de comportamentos positivos. É uma cartilha completa, sua pesquisa foi realizada durante um ano, elaborada por minha equipe e foi toda ilustrada por um jovem aluno do ensino médio da Escola Adelaide Linck, Henrique da Rosa Quadros, de 17 anos, que contribuiu com a visão de quem presencia estas práticas diariamente. Acredito que a comunidade escolar irá se identificar e que a cartilha também servirá de suporte tanto para os alunos como para os professores no combate a este mal silencioso.” Concluiu Marcio Souza.

Professor Aloísio Pedersen junto a obra de alunos da Escola Padre Reús


O Lançamento da Campanha acontecerá dia 27 de maio, no plenário da Câmara de Vereadores, das 14h30min às 16h30min, e contará com palestra de apresentação do projeto, ministrada pelo Vereador Marcio Souza. Contará também com a presença do Professor Aloísio Pedersen que estará relatando a experiência exitosa da Escola Padre Reús – POA, que transformou as atitudes violentas em expressões artísticas e alcançou a mudança de comportamentos. A campanha também contará com a exposição Reflexos Releituras de Iberê Camargo, a partir do dia 16/05. Os agendamentos deverão ser feitos pelo fone 3484.8519 ou 3484.8569, com Lidiangêla.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Centro universitário de Ribeirão Preto expulsa alunas envolvidas em bullyng

Universitária teve o nariz quebrado após ser agredida por colegas de classe; as duas estudantes envolvidas na briga foram expulsas


O Centro Universitário Barão de Mauá, localizado na cidade de Ribeirão Preto, a 313 km da capital paulista, decidiu, após uma sindicância interna, que as duas alunas de enfermagem envolvidas em um caso de agressão no dia 1º de abril deste ano devem ser "transferidas" da instituição de ensino. Na prática, ambas foram expulsas da universidade.

Na época, Ana Cláudia Karen Lauer, de 20 anos, disse que foi vítima de bullying por outra estudante, que negou a acusação. Na briga, Ana Cláudia ficou com hematomas no olho esquerdo. A advogada dela deverá recorrer da decisão, embora Ana Cláudia tenha dito, na época, que não voltaria à instituição. A Polícia Civil investiga o caso.

Em nota, o centro universitário cita que a decisão ocorreu por quebra do regimento interno, que prevê o desligamento em casos disciplinares graves. Entretanto, a agressão teria ocorrido fora das dependências da instituição. A nota informa que a direção optou por apurar o fato e "desligar do quadro discente, por transferência, as alunas do Curso de Enfermagem do Centro Universitário Barão de Mauá envolvidas no evento".

Ana Cláudia alegou que foi agredida pela colega após denunciar, à coordenadoria do curso, que sofria bullying das colegas (agressões verbais e isolamento). A briga ocorreu após as aulas, perto do prédio da universidade, e Ana Cláudia foi atingida no rosto por golpes de capacete.

http://noticias.r7.com/sao-paulo/noticias/centro-universitario-de-ribeirao-preto-expulsa-alunas-envolvidas-em-bullyng-20110506.html

quinta-feira, 5 de maio de 2011

O Governo escuta debate bullying e aponta ações de combate à violência escolar.

Buscar soluções para evitar o crescimento das agressões nas instituições de ensino. Este foi o principal eixo do primeiro fórum O Governo Escuta, realizado na manhã desta quarta-feira (04), no Palácio Piratini, em Porto Alegre, sob o tema "Violência no Ambiente Escolar, Bullying e seus Desdobramentos". Com a presença de representantes do Executivo, Legislativo e Judiciário, o palestrante Marcos Rolim, membro fundador do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e do Instituto Brasileiro de Justiça Restaurativa, apresentou uma ampla definição da forma como se apresenta o bullying nas escolas, ressaltando que "esta é uma agressão invisível e que, infelizmente, alunos de todas as escolas do mundo sofrem desta humilhação". Conforme Rolim, o auge da prática do bullying ocorre entre a 5ª a 8ª séries, sendo que as crianças que mais sofrem têm, em média, 13 anos. Para ele, a principal ação, no sentido de evitar o crescimento destas agressões, ocorre por meio de políticas públicas. "É preciso que fiquem claras as noções de disciplina em relação aos direitos e deveres de alunos e professores, além de um Plano de Emergência e Ação, como as instalações de alarmes em todas as escolas diretamente ligados à polícia, para que haja resposta rápida em situação de risco e casos graves de agressão", destacou. O autor do livro "O Gesto e a Palavra Emparedados: a Violência na Escola", e professor do Instituto de Filosofia da UFRGS, José Vicente Tavares, abordou, em sua fala, o conceito da violência nas instituições de ensino e os sintomas de uma crise social que se apresenta de diversas formas. O professor lembrou que é preciso reconhecer a violência e saber diferenciar para que, a partir daí, possam apontar estratégias de prevenção para cada tipo. O diretor da Escola Padre Reus, considerada exemplo de combate ao bullying na Capital, relatou a vivência da instituição no projeto Escola sem Violência, idealizada pelo professor Aloizio Perdesen e, que por meio da participação de seus alunos em oficinas, reduziu o índice de evasão e violência no ambiente escolar. O coordenador da Central Única das Favelas no Estado e repórter, Manoel Soares, apresentou uma reportagem realizada no bairro Guajuviras, em Canoas, considerado Território de Paz, após as ações realizadas pelo Pronasci, programa do Governo Federal, que desenvolve os eixos de enfrentamento da criminalidade dentro de premissas de cidadania e respeito ao cidadão. Manoel, que se dedica a mostrar os aspectos positivos e construtivos das periferias, ressaltou que "não há atalho para este problema", e que é preciso entender que a violência dentro da escola é resultante da violência social. Participação de internautas As palestras, que foram transmitidas online, resultaram em diversas manifestações de internautas que enviaram perguntas ao governador do Estado. Entre os questionamentos estava o de Vali Cristina Davi, que indagou se o programa "O Governo Escuta faz o que escuta?". Tarso Genro respondeu que, por meio deste fórum, o Executivo serve-se do conhecimento, que é produzido fora do Governo, para aprender."Por isso foi convocada esta reunião, para que estas contribuições sejam agregadas aos projetos do Estado". O governador ressaltou que este é um momento importante de elaboração de grandes políticas públicas e que, as educacionais são fundamentais, visto que o projeto de desenvolvimento social, cultural e econômico constitui uma totalidade, e a educação não é um acessório. "Projetar o nosso futuro de uma maneira adequada e correta. O Governo escutou muito e continuará escutando", finalizou o governador.

Mais sobre o assunto:

Governo organiza Fórum para debater bullying nas escolas
Diretor conta a experiência de sucesso no enfrentamento à violência escolar

Texto: Daiane Roldão da Silva
Foto: Caco Argemi
Edição: Redação Palácio Piratini (51) 3210.4305

domingo, 1 de maio de 2011

1º de Maio – Dia Mundial do Trabalho




“A história do Primeiro de Maio mostra, portanto, que se trata de um dia de luto e de luta, mas não só pela redução da jornada de trabalho, mais também pela conquista de todas as outras reivindicações de quem produz a riqueza da sociedade.” – Perseu Abramo


    O Dia Mundial do Trabalho foi criado em 1889, por um Congresso Socialista realizado em Paris. A data foi escolhida em homenagem à greve geral, que aconteceu em 1º de maio de 1886, em Chicago, o principal centro industrial dos Estados Unidos naquela época.
    Milhares de trabalhadores foram às ruas para protestar contra as condições de trabalho desumanas a que eram submetidos e exigir a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias. Naquele dia, manifestações, passeatas, piquetes e discursos movimentaram a cidade. Mas a repressão ao movimento foi dura: houve prisões, feridos e até mesmo mortos nos confrontos entre os operários e a polícia.
    Em memória dos mártires de Chicago, das reivindicações operárias que nesta cidade se desenvolveram em 1886 e por tudo o que esse dia significou na luta dos trabalhadores pelos seus direitos, servindo de exemplo para o mundo todo, o dia 1º de maio foi instituído como o Dia Mundial do Trabalho.

Fonte: IBGE / Ministério do Trabalho

Desejo aos amigos e amigas um ótimo feriado!