quinta-feira, 28 de abril de 2011

“Menino Mestre e o Rei Zumbi”

O Vereador Marcio Souza apóia projeto que Mestre Klaity e a promotora cultural Andressa Damin aprovaram junto à Fundação Nacional de Artes – FUNARTE que é vinculado ao Ministério da Cultura do Governo Federal.
O Projeto foi selecionado pelo Programa Bolsa FUNARTE de Circulação Literária. Trata-se de uma iniciativa de cunho cultural e literária que distribui livros do “Menino Mestre e o Rei Zumbi”, que aborda a temática afro brasileira, para alunos e educadores da rede pública de ensino.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Aluno é condenado por bullying em Belo Horizonte.

Por Julia Baptista, da Central de Notícias

SÃO PAULO - Um aluno da 7ª série do Colégio Santa Doroteia de Belo Horizonte (MG) foi condenado por prática de bullying contra uma colega de classe. A indenização, fixada pelo juiz Luiz Artur Rocha Hilário, da 27ª Vara Cível de Belo Horizonte, é de R$ 8 mil. A decisão é em primeira instância e ainda cabe recurso.

A estudante disse que, em pouco tempo de convivência escolar, o menino começou a lhe colocar apelidos e fazer insinuações sobre a sua sexualidade. Ela afirmou ainda que procurou a coordenadora da 7ª série e que seus pais chegaram a conversar na escola, mas não tiveram respostas.

Além de indenização por danos morais, a estudante requereu a prestação, pela escola, de uma orientação pedagógica ao adolescente. Para o magistrado, no entanto, não se deve impor ao colégio a orientação pedagógica de aluno. "O exercício do poder familiar, do qual decorre a obrigação de educar, segundo o artigo 1.634, inciso I, do Código Civil, é atribuição dos pais ou tutores", ressaltou.

O representante do colégio declarou que todas as medidas consideradas pedagogicamente essenciais foram providenciadas. Os pais do menino afirmaram que há uma "conotação exagerada e fantasiosa" à relação existente entre os menores. Salientaram que brincadeiras entre adolescentes não podem ser confundidas com a prática do bullying. Afirmaram que o menor, após o ajuizamento da ação, começou a ser chamado de "réu" e "processado", com a pior conotação possível.


terça-feira, 19 de abril de 2011

Vamos acabar com as "brincadeirinhas" que machucam a alma!

Todos os dias, alunos no mundo todo sofrem com um tipo de violência que vem mascarada na forma de “brincadeira”.

As simples “brincadeirinhas de mau-gosto” de antigamente, hoje denominadas bullying, podem revelar-se em uma ação muito séria.
Causam desde simples problemas de aprendizagem até sérios transtornos de comportamento responsáveis por índices de suicídios e homicídios entre estudantes.

Bullying, Não é Brincadeira, violência escolar não tem graça!

É comum o AGRESSOR justificar suas maldades como brincadeira e com isso defender-se de possíveis punições, para assim continuar agindo.

Vamos combinar:
Ofensa não é brincadeira!
Intimidação não é brincadeira!
Mentir com intuito de ferrar alguém, não é brincadeira

Brincadeira só existe se nos faz rir, se desperta bons sentimentos e bons momentos!

vamos acabar com esta triste brincadeira

Se o maior trunfo do bullying é agir à espreita o melhor trunfo para combatê-lo é fazê-lo sair das sobras.
Como?
Através do conhecimento,
do reconhecimento que ele existe
e de regras para evitá-lo.


A Campanha “Bullying, Não é Brincadeira – violência escolar não tem graça”, promovida pelo gabinete do vereador Marcio Souza, coloca a disposição conteúdos informativos, através da web, de materiais gráficos e palestras, informações para que a sociedade aprenda identificar e municiar pais, professores e alunos com práticas e ações para combater este mal e promover uma “Cultura para a Paz”!

Acesse nosso blog: http://ensinandopaz.com.br e ajude acabar com as BRINCADEIRINHAS QUE MACHUCAM A ALMA!


sexta-feira, 15 de abril de 2011

RITA X ELIEZÉR - Quem está falando a verdade sobre a escola técnica de Gravataí?

O Secretário de Educação Profissional do MEC, Eliezér Pacheco, em entrevista ao Programa Gaúcha Reporter, do dia 15/04, afirmou que a implantação da Escola Técnica de Gravataí está em "PROJETO" e dá a entender que a "PREVISÃO" para sua "INSTALAÇÃO" levará 2 anos ou mais.
Nesta entrevista ele lista várias cidades onde estarão sendo implantadas escolas técnicas, este ano e no ano que vem, mas nesta lista não se encontra a escola técnica de Gravataí.
A dúvida é: se não vai beneficiar ninguém antes de 2013, por que fechar a única escola municipal de ensino médio de Gravataí em 2011, prejudicando mais mais de mil alunos e toda comunidade?

Confira a entrevista no link abaixo

http://mediacenter.clicrbs.com.br/templates/player.aspx?uf=1&contentID=177986&channel=232

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Assista Paulo Adriane em Gravataí


Nos dias 19, 20 e 21 de abril, a partir das 20 horas, estará ocorrendo o Espetáculo Teatral Paixão de Cristo, no Parcão, com entrada franca. Não perca, pois é uma ótima oportunidade para assistirmos o trabalho do ator gravataiense Paulo Adriane e de outros atores locais.

terça-feira, 12 de abril de 2011

VEREADOR MARCIO SOUZA FAZ ALERTA

Nesta terça – feira o Vereador Marcio Souza manifestou-se na reunião plenária da Câmara Municipal, a respeito da falta de sensibilidade da Prefeitura de Gravataí na interpretação da realidade e das aspirações da sociedade. Pois não implementa ações contra o “bullying” nas escolas, haja visto que já está aprovada a lei que trata deste tema e que é de autoria do próprio vereador, ao mesmo tempo que opera um desmonte da guarda municipal que é retirada das escolas e tem cada vez mais dificuldades em fazer sua função primordial que é proteger e prevenir ações violentas contra os cidadãos e o patrimônio público .


Alerta que se continuar assim, em breve poderão acontecer tragédias semelhantes como a de Realengo no Rio de Janeiro.

Este tema deve ser tratado com a seriedade devida, para que depois não choremos cinicamente as vítimas do descaso governamental!

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Nota de profundo pesar e solidariedade aos pais.


Todos nós brasileiros consequentes estamos enlutados com a tragédia criminosa que ceifou mais de uma dezena de vidas de crianças inocentes dentro de uma Escola do Rio de Janeiro. 

Deixo meus sinceros votos de pesar aos familiares e, sobretudo aos pais dos atingidos, pois sei de sua horrenda dor. Que Deus os conforte e ampare, pois não há no mundo dos vivos consolo possível, e que Deus perdoe a todos nós!

Marcio Souza,  um pai.

terça-feira, 5 de abril de 2011

Dilma dribla mídia e começa a devolver a Vale ao Brasil


A imprensa conservadora está sem ter o que dizer.
Em três meses apenas, Dilma Rousseff fez o que Lula passou anos querendo fazer.
Retomar – não a propriedade, que Fernando Henrique entregou na bacia das almas – mas o papel da Vale como indutora do desenvolvimento brasileiro.
E, para isso, era preciso acabar com o reinado de Roger Agnelli, o homem que queria vender cada vez mais rápido maiores quantidades de minério, não pensava em investir no seu beneficiamento e transformação em aço e, ainda por cima, não tinha uma política de compras interna, como demonstrou na compra de 12 navios gigantes – cada um deles maior que o  morro Pão de Açúcar -  na China, sem um parafuso feito aqui.
O esquadrão midiático de Agnelli foi solenemente driblado.
Primeiro, quis fritar o Ministro Guido Mantega por ter conversado com Lázaro Brandão, presidente do Bradesco e acionista de verdade da Valepar, controladora da Vale. Mesmo com sua bufunfa de R$ 1,3 milhão por mês, Agnelli não tem ações para escolher sequer o  chefe do setor de zeladores do prédio da Vale.
Depois, quis apresentar a mudança como um “aparelhamento da Vale” e os únicos sinais concretos de promiscuidade política da Vale vieram do próprio Agnelli, que armou uma operação com o DEM para atacar o Governo, e o fato de se ter lá dentro uma todo-poderosa senhora que entrou pela janela tucana na empresa e, como braço de ferro de Agnelli, “enquadra” na vontade de funcionários a diretores da empresa.
Perdido Agnelli, tentaram enfiar na Vale o nome de sua preferência. Quietinha, a mineira Dilma deixou que dessem por escolhido o substituto. Na hora H, emplacou uma solução técnica, vinda de dentro da própria empresa ,o ex-funcionário da Vale e membro de sua diretoria, Murilo Ferreira, um excutivo com quem a Presidenta já teve muito contato quando Ministra das Minas e Energia.
Claro que se trata de um profissional de mercado, experiente e capaz. Mas dirigir uma empresa como a Vale requer mais que simples competência técnica. Exige visão estratégica da empresa e do país. E capacidade política de perseguir estes objetivos.
Os jornalistas de mercado adoram falar nas virtudes da sinergia, isto é, na capacidade de duas instituições multiplicarem seus resultados agindo em sintonia.
E curioso que não falassem nunca em quanto a empresa e o país perdiam com a ação de Agnelli em desalinho com as macropolíticas econômicas brasileiras.
A direita midiática levou um competente drible e caiu sentada no chão.